Tel: 253801060
Este espaço, direcionado maioritariamente aos alunos dos 9º, 11º e 12º anos de escolaridade, foi criado para veicular a informação essencial à tomada de decisão que se pretende consciente, responsável e adequada.
+info12
a consulta desta informação não dispensa a leitura dos documentos oficiais
NOTA DE CANDIDATURA
ALTERAÇÕES + SIMULADOR
Os candidatos ao ensino superior 2020, deverão consultar as alterações introduzidas no cálculo da média do ensino secundário, decorrentes da situação particular vivida nos últimos meses.
INDÍCE DE CURSOS E INSTITUIÇÕES
Nesta etapa, a pesquisa de cursos requer uma análise e registos mais exaustivos. Mais do que se centrar na nota do último candidato (vulgo, médias de entrada), importa fazer uma triagem de cursos pelo seu conteúdo curricular e saídas profissionais. Só depois se deve entrar em conta com as contingências (e.g. tipo de PI, distância, nota,…) pois, desta forma, ter-se-á informação que permite criar alternativas muito satisfatórias.
PRÉ-REQUISITOS
Os Pré-requisitos são condições de natureza vocacional, física e funcional que são exigidos para o acesso a determinados cursos do ensino superior. Cada instituição de ensino superior decide se este é necessário para cada um dos seus cursos e qual é o mais adequado.
Documento onde pode ser encontrada muita informação imprescindível a um finalista: Inscrição e realização de exames finais nacionais do ensino secundário; Classificação final de curso do ensino secundário; Condições de acesso e ingresso no ensino superior; Candidatura ao ensino superior; Calendários das diferentes ações.
ALUNOS DOS CURSOS PROFISSIONAIS
Para além dos cTeSP foi, agora, criada uma nova via de ingresso ao ensino superior para os estudantes que concluam o ensino secundário através de um curso profissional, fazendo exames nas próprias instituições de ensino superior às quais se candidatam, tendo em vista avaliar se dispõem dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos aos quais apresentam candidatura.
correspondência de áreas de cursos profissionais e áreas de cursos superiores
correspondência de áreas
ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior coloca a promoção da acessibilidade dos cidadãos com necessidades especiais ao ensino superior e ao conhecimento (estudantes, docentes e não docentes e investigadores) como um objetivo nuclear, por considerar que constitui um meio imprescindível para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática e inclusiva.
ESTUDAR NOUTRO PAÍS
A rede ENIC-NARIC, é constituída pelos centros de informação dos Estados-Membros da União Europeia e pelos centros de outros países membros do Conselho da Europa e da UNESCO. Entre outras funções, possibilita aceder a informação muito detalhada sobre o ensino superior de cada um dos países.
BOLSAS DE ESTUDO
Uma bolsa de estudo é uma prestação pecuniária atribuída a um estudante por uma entidade pública ou privada para coparticipação nos encargos relativos à frequência de um curso. A bolsa de estudo pode ter subjacente um critério de natureza económica, académico ou de mérito.